segunda-feira, 7 de novembro de 2011

App Store ou Android Market? – De que lado você está?


App Store ou Android Market? – De que lado você está?

De que lado você está? As guerras sempre existiram. Seja por terra, por água, por petróleo, ou o que for; o ser humano sempre viveu em guerra. Como dizia o pensador “o homem quando em guerra luta pela paz, quando em paz prepara-se para a guerra”.
Na área da tecnologia não podia ser diferente, sempre há uma empresa que quer fazer melhor que a outra, que quer superar-se e, principalmente, superar a concorrência. “São só negócios” eles dizem, mas eu, pessoalmente acho que há muito de ego envolvido nisso.
Seja qual for o motivo, quem sai ganhando com essas “guerras” é sempre o consumidor final. Temos cada dia Hardwares, Softwares, Smartphones e todo tipo de tecnologia mais prática, útil e acessível a todas as camadas da sociedade moderna.
Hoje em dia, algumas das batalhas mais ferrenhas da tecnologia são no campo dos smartphones; e hoje quero falar especificamente sobre aplicativos (mais conhecidos como “apps”) para esses smartphones e os dois sistemas de distribuição mais populares para as duas plataformas mais utilizadas Apple iOS e Google Android, a primeira vale-se da App Store e a segunda do Android Market. São sistemas simples, online (on-demand) e a maioria dos apps quando não gratuitos, são muito baratos.
De acordo com uma pesquisa da Revista INFO (Junho 2011), no primeiro trimestre desse ano haviam 500 Mil aplicativos na App Store contra 200 Mil no Android Market. Dos quais 37% dos aplicativos na App Store eram gratuitos contra 57% no Android Market. Foram 10 Bilhões de downloads no sistema da Apple e 3 Bilhões no do Google. Porém o mais impressionante mesmo é o faturamento dessas lojas: 6,8 Bilhões de dólares na App Store para 100 Milhões no Andoid Market. É isso aí, você não leu errado não, são 6,7 Bilhões de diferença.

Existem aplicativos para praticamente qualquer coisa que sua mente imaginar, das mais loucas e inúteis até as mais importantes e (porque não?) lucrativas. Temos apps para acompanhamento de exercícios físicos, games, GPS, Mapas, tratamento de imagens, comunicadores e até mesmo aplicativos de receitas de culinária. Bote sua mente para voar e escolha o seu.
Outra grande diferença entre a Apple e o Google no âmbito de suas “lojas” é que na primeira cada aplicativo passa por uma bateria de testes de pré-aprovação que pode demorar de dias a semanas ou, às vezes, até mesmo meses para ser aprovado e colocado no ar (sem contar os milhares que são reprovados). Já no Android Market os programadores e distribuidores tem acesso livre para publicar seus apps sem nenhum tipo de controle.
Algumas pessoas podem alegar que a Apple está promovendo censura e que sua “mania de controle” foi elevada exponencialmente com essa política. Mas os números comprovam que a App Store distribui softwares com qualidade, excelência e proteção ao consumidor muito maior do que o Android Market. Afinal, sem triagem alguma, quem pode garantir que você não está baixando – e às vezes até pagando – por um software com problemas de programação ou maliciosos e que podem eventualmente até mesmo danificar seu aparelho?
Ouça o podcast do artigo:
App Store ou Android Market by PDNs
É isso aí, pronto para a guerra? Seja na App Store, no Android Market ou em outro sistema de distribuição, cedo ou tarde você vai encontrar aquela arma, digo, aquele app, que se encaixa perfeitamente a você e, quando menos perceber terá entrado na batalha.


Kellyson Spindola de Ataides

Nenhum comentário:

Postar um comentário